Representantes da Cronos estiveram presentes na Universidade de Camerino (Unicam) em setembro/19 para o Fórum Internacional de Aspectos Legais do Cooperativismo.
Além da presenças de Profissionais e Doutrinadores da própria Universidade houve a presença de outras especialistas de outras universidades da Itália.
A comitiva brasileira, formada profissionais da área jurídica incluiu também alguns gestores e a equipe técnica do Sescoop/SP.
No encontro estudaram os aspectos legais das cooperativas italianas, sempre refletindo sobre possíveis aplicações no contexto do Brasil.
O grande destaque é a possibilidade das cooperativas italianas agregar INVESTIDORES NÃO COOPERADOS, como ocorre por outros países da Europa, tais como: França, Portugal, etc..
Além disso, outro ponto é que as cooperativas italianas podem atuar de forma híbrida entre Cooperativa/ONG (Organização Não Governamental) recebendo fundos financeiros disponibilizados pelo Estado Italiano e União Européia para agirem em apoio a comunidade em atividades como saúde, construção civil e crédito.
Em todo Fórum foram discutidos temas como tributação, governança, proteção de Dados e demais aspectos que nortearão e impactará a construção juridica do cooperativismo Paulista e Brasileiro.
Que essa parceria Brasil x Itália iniciada pelo Sescoop/SP com a Universidade de Camerino possa ser fruto de grande desenvolvimento.